domingo, 14 de fevereiro de 2010

PLANO DE ENSINO DE HISTORIA DE RONDONIA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA
REPRESENTAÇÃO DE ENSINO SEDUC - REN
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ANGELINA DOS ANSOS
Ano Letivo de 2010
3º ANO A, B e C DO ENSINO MÉDIO
PROFESSOR: NIVAUDO ALVES DOS SANTOS
Objetivo Geral
Discutir a importância da História regional (Rondônia) na construção coletiva de uma nova proposta de sociedade humana no mundo amazônico, a partir da conscientização de que o uso do conhecimento histórico pode intervir positivamente no processo de construção da realidade social de cada indivíduo, e de nossa sociedade rondoniense como um todo. Refletir sobre a construção da historiografia do Estado de Rondônia, além de promover o embate com a realidade e o consequente desdobramento de nossa história regional.
Objetivos específicos
- Explicar a realidade histórica das fontes, dos fatos e dos fenômenos sociais, políticos, econômicos e culturais do Estado de Rondônia;
- Reconhecer que tudo é histórico, logo relativo pode ser mudado;
- Certificar-se do domínio do conteúdo aplicado em cada aula;
- Salientar que o discente tem que aprender que se faz necessário a
prática da leitura para podermos aprender história;
- Mostrar sobre a importância da história regional em concursos públicos e nos vestibulares.
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
História & Desenvolvimento de Rondônia
Rios Madeira, Mamoré e Guaporé
Borracha (látex)
Tratado de Petrópolis
Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Território Federal do Guaporé
Território Federal de Rondônia
Construção da BR 364
História, Povoamento de Rondônia
2º BIMESTRE
História, Colonização em Rondônia
Núcleos Urbanos em Rondônia
Criação do Estado de Rondônia
Instalação do Estado
Poder Legislativo
Poder Executivo
Poder Judiciário
Órgãos Essenciais à Justiça
Eleições estaduais em Rondônia
3º BIMESTRE
Constituição do Estado de Rondônia – 1983 e 1989
Governadores de Rondônia
Pavimentação da BR 364
Rodovias estaduais
Cassiterita em Rondônia
Ouro - Rondônia
Extração de Madeiras
Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico
Unidades de Conservação
4º BIMESTRE
População ribeirinha
Malária, Doenças Tropicais em Rondônia
Aspectos Culturais de Rondônia
Desenvolvimento do Ensino
Estado de Rondônia, 28 anos
Comissão Rondon - Linhas Telegráficas
Municípios de Rondônia
Cidades de Rondônia
Usinas Hidrelétricas no Rio Madeira
AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem dar-se-á de forma contínua e cumulativa e, somativa, compreendendo a verificação da aprendizagem e o controle de freqüência.
A verificação contínua da aprendizagem ocorrerá por meio dos exercícios, trabalhos e outras atividades e instrumentos utilizados pelo professor de cada disciplina durante ou após cada unidade estudada.
A avaliação somativa ocorrerá por meio de provas, trabalhos, exercícios ou outros instrumentos e técnicas aplicáveis após 50% dos conteúdos em cada componente curricular.
BIBLIOGRAFIA UTIIZADA:
OLIVEIRA, Ovídeo Amélio de. História Desenvolvimento e Colonização do Estado de Rondônia. 4ª ed. Dinâmica Editora. Porto Velho, 2001
TEIXEIRA, Marco Antonio Domingues & FONSECA, Dante Ribeiro da. História Regional (Rondônia). 4ª ed. Editora Rondoniana.

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