SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA
REPRESENTAÇÃO DE ENSINO SEDUC - REN
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ANGELINA DOS ANSOS
PLANO DE ENSINO - 9º ANO
Curso: Ensino Fundamental Horário: Matutino
Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 2010
Horas/aula semanais: 04
Carga horária total:160 horas/aula Série: 9º ano D
Professor: Nivaudo Alves Dos Santos
"Toda educação comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para que o aluno possa desenvolver sua competência discursiva."
Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, na forma oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.
1º Bimestre:
Gramática.
- Morfossintaxe
- Orações subordinadas (revisão)
- O processo de subordinação: outras formas de estabelecer coesão.
- As orações subordinadas substantivas desenvolvidas e reduzidas.
- As orações subordinadas adverbiais desenvolvidas e reduzidas
- Conjunção coordenativa
- Orações coodenadas
- Alguns casos de locuções prepositivas
- Alguns casos de conjunções conjuntivas
- Apóstrofo
- Grafia de nomes próprios
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
A construção do humor
- Crônica de humor (I)
- Crônica de humor (II)
A construção da verossimilhança
- Conto de mistério
- História de ficção científica
PARADIDÁTICO DO BIMESTRE: O CORTIÇO, DE ALUÍSIO AZEVEDO
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES PARCIAIS (5,0 PONTOS)
O que e como será avaliado Valor
a) Produção em sala de aula 2,0
b) Trabalho de pesquisa – O Cortiço 2,0
c) Atividade para casa 1,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (5,0 pontos)
O que e como será avaliado Valor
A avaliação bimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O conteúdo tem caráter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas serão cobradas em todas as avaliações, assim como os itens gramaticais, os movimentos literários, autores e obras do bimestre.
2º Bimestre
Gramática.
- Pontuação nas orações subordinadas e coordenadas
- As orações subordinadas adjetivas
- Colocação pronominal
- O pronome relativo e sua função sintática
- Concordância nominal
- Emprego de porque, porquê, por que, por quê.
- O fonema /S/ : se ou sse, isse, ou ice
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
Diferentes modos de descrição
- Relato de viagem - observador em movimento
- Relato de viagem – cenário em movimento
Elementos do debate
- Debate (I)
- Debate (II)
PARADIDÁTICO DO BIMESTRE: Projeto Analisando Heróis
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES PARCIAIS (5,0 PONTOS)
O que e como será avaliado Valor
a) Produção em sala de aula 2,0
b) Trabalho de pesquisa – Projeto Analisando Heróis 2,0
c) Atividade para casa 1,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (5,0 pontos)
O que e como será avaliado Valor
A avaliação bimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O conteúdo tem caráter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas serão cobradas em todas as avaliações, assim como os itens gramaticais, os movimentos literários, autores e obras do bimestre.
3º Bimestre
Gramática.
- Estudo da regência nominal e verbal
- Regência verbal
- Regência nominal
- Crase (I)
- Crase (I)
- Emprego de artigos definidos e indefinidos
- Emprego dos pronomes demonstrativos
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
Estruturas do texto expositivo
- Texto expositivo
O texto argumentativo
- Artigo de opinião (I)
- Artigo de opinião (II)
PARADIDÁTICO DO BIMESTRE: VENHA VER O PÔR-DO-SOL E OUTROS CONTOS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES PARCIAIS (5,0 PONTOS)
O que e como será avaliado Valor
a) Produção em sala de aula 2,0
b) Trabalho de pesquisa – Venha ver o pôr-do-sol 2,0
c) Atividade para casa 1,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (5,0 pontos)
O que e como será avaliado Valor
A avaliação bimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O conteúdo tem caráter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas serão cobradas em todas as avaliações, assim como os itens gramaticais, os movimentos literários, autores e obras do bimestre.
4º Bimestre
Gramática.
- Figuras de linguagem (I)
- Figuras de linguagem (II)
- Estrutura das palavras
- processos de formação das palavras
- Ortoépia
- Prosódia
- Emprego do hífen
- Poema visual
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
O espaço e a forma no poema
- Anúncio usando recursos poéticos
Os recursos da linguagem publicitária
- Anúncio publicitário (I)
- Anúncio publicitário (II)
PARADIDÁTICO DO BIMESTRE: CAPIÃES DE AREIA. JORGE AMADO
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES PARCIAIS (5,0 PONTOS)
O que e como será avaliado Valor
a) Produção em sala de aula 2,0
b) Trabalho de pesquisa – Capitães de areia 2,0
c) Atividade para casa 1,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (5,0 pontos)
O que e como será avaliado Valor
A avaliação bimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O conteúdo tem caráter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas serão cobradas em todas as avaliações, assim como os itens gramaticais, os movimentos literários, autores e obras do bimestre.
CONSIDERAÇÕES DO PROFESSOR EM RELAÇÃO À PROPOSTA DE TRABALHO APRESENTADA
Este componente curricular entende a avaliação como um processo contínuo e como uma forma de intervir, positivamente, no processo de ensino e de aprendizagem.
Os alunos serão avaliados por meio de produção textual (oral e escrita) semanalmente, exercícios de linguagem em sala de aula e extraclasse, exercícios de pesquisas, atividades individuais e/ou em grupo, com ou sem consulta. Uma avaliação escrita em sala de aula após cada bimestre e ao final da execução do projeto de ensino e pesquisa a apresentação de um relatório resumido do projeto de investigação realizado. bimestralmente como atividade extraclasse, os alunos farão a leitura de um livro de obra clássica da Literatura Brasileira.
Na produção de texto além do objetivo de desenvolver a habilidade escrita dos alunos, buscará fazer dela um instrumento de uso social, ao mesmo tempo em que lhes desperta a criatividade.
Será oferecido aos alunos após a avaliação bimestral aula de revisão, com o objetivo de reforçar os conteúdos programáticos estudados e orientar a execução das tarefas de casa, constando de:
a) Correção detalhada da avaliação bimestral e re-escritura das questões discursivas, observando as normas de redação e da norma culta da linguagem.
b) Retomada dos pontos em que houver maior incidência de erros na prova e dos objetivos essenciais do conteúdo.
Ainda de forma continua os alunos serão orientados quanto:
Como estudar, fazer resumos, esquemas, como resolver exercícios, localizar características literárias nos textos, analisar textos poéticos e em prosa, esclarecimentos de dúvidas no decorrer das aulas, resolução de exercícios.
LIVRO ADOTADO
Projeto Araribá: português/ obra coletiva concebida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Áurea Regina Kanashiro. – 1.ed – São Paulo: Moderna, 2006.Obra em 4 v. para alunos da 5ª a 8ª séries.
BIBLIOGRAFIA DE APOIO
1. FARACO & MOURA. Gramática. São Paulo. Edit. Ática
2. Gramáticas de diversos autores
3. Livros de Literatura do Ensino Fundamental
Nenhum comentário:
Postar um comentário