SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA
REPRESENTAÇÃO DE ENSINO SEDUC - REN
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ANGELINA DOS ANSOS
Ano Letivo de 2010
1º ANO D e E DO ENSINO MÉDIO
PROFESSOR: NIVAUDO ALVES DOS SANTOS
OBJETIVOS
Objetivos gerais
1. Interpretar, analisar e criticar textos literários e não-literários.
2. Desenvolver no aluno o gosto pela leitura, como também a fluência e desinibição no ato de falar e escrever.
3. Reconhecer e comparar estéticas literárias e/ou autores entre si, buscando semelhanças e diferenças bem como relacionar o aprendizado com a realidade em que vivemos.
4. Perceber a visão de mundo do homem subjacente às obras literárias.
5. Estimular no aluno o interesse pelas artes em geral e fazê-lo perceber a ação humana através do tempo.
6. Redigir com grau crescente de clareza e correção, segundo o padrão culto da língua.
7. Reconhecer as diferentes modalidades lingüísticas, possibilitando o trânsito do aluno por elas.
8. Reconhecer no ensino da gramática um auxiliar para o trabalho redacional e para análise interpretativa de
textos.
9. Empregar e explicar mecanismos lingüísticos da comunicação escrita que propiciam a correção, a clareza, a elegância e a concisão verbal.
10.Valorizar a organização, a honradez e a sinceridade.
Objetivos específicos
1. Estabelecer relações, ampliar a percepção e a análise.
2. Identificar, em textos orais e escritos, os atos da comunicação, níveis e figuras de estilo.
3. Compreender a origem e a evolução da Língua e da Literatura Portuguesa.
4. Entender os recursos presentes nas produções medievais, relacionando-os às outras artes e à atualidade.
5. Identificar características literárias, estilos, autores, visão de mundo.
6. Relacionar a produção literária medieval ao contexto histórico e artístico.
7. Identificar características literárias, autores e obras.
8. Analisar e interpretar textos das épocas estudadas, comparando-os, relacionando-os à realidade.
9. Reconhecer características medievais e clássicas na Lírica de Camões.
10.Identificar estrutura e episódios do poema épico Os Lusíadas.
11. Confrontar Quinhentismo Português e Brasileiro.
12 .Relacionar o Classicismo ao contexto histórico e artístico da época.
13. Perceber a contribuição lingüística, principalmente na área científica, ocorrida na Era Clássica.
14. Analisar e interpretar textos do Barroco e do Arcadismo.
15. Compreender o início da sátira no Brasil e a intertextualidade do Neoclassicismo no aspecto estrutural de suas composições.
16. Relacionar o Barroco e o Arcadismo ao contesto histórico e artístico.
17. Redigir com clareza, coesão, correção e coerência.
1º BIMESTRE
CONTEÚDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Conteúdos
Revisão de conteúdos essenciais do Ensino fundamental
Figuras de linguagem ou de estilo
O que é literatura?
Os gêneros literários
A narração
O texto teatral escrito
Ortografia, acentuação gráfica,
o acordo ortográfico
Sons e letras
Divisão silábica
A descrição
A produção literária medieval
O Trovadorismo: Cantigas líricas e satíricas.
A fábula e o apólogo
O poema
Procedimentos didático-pedagogicos
Exercícios gerais
Exercícios de reconhecimento em textos literários e trechos de músicas.
Estudo e interpretação de textos.
Representação de uma cena rápida elaborada por grupos
Aulas expositivas e exercícios de fixação.
Exercícios do livro didático
Produção de textos.
Aulas dialogadas, estudo e interpretação de textos.
Produção de texto
Produção de texto
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES PARCIAIS (5,0 PONTOS)
O que e como será avaliado Valor
a) Produção em sala de aula 2,0
b) Trabalho de pesquisa - Gota d’água, Medeia 2,0
c) Atividade para casa 1,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (5,0 pontos)
O que e como será avaliado Valor
A avaliação bimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O conteúdo tem caráter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas serão cobradas em todas as avaliações, assim como os itens gramaticais, os movimentos literários, autores e obras do bimestre.
2º BIMESTRE
CONTEÚDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Conteúdos
A Era Medieval: o tetro de Gil
Vicente, a poesia palaciana, as
novelas de cavalaria.
.Estrutura e formação de palavras.
O relato pessoal
O Classicismo Português
Camões lírico e épico
Texto e discurso: intertexto e
interdiscurso.
A biografia
Introdução à semântica
Ortografia e acentuação gráfica: o acordo ortográfico
O Quinhentismo Brasileiro
Procedimentos didático-pedagogicos
Aulas dialogadas e expositivas, leitura e interpretação de textos
Exercícios do livro didáticos e suplementares
Produção de texto (redação)
Leitura e entendimento de textos, identificação das características do Classicismo e a distinção entre lírica e épica de Camões.
Exercícios do livro didático
Produção de texto (redação)
Exercícios de fixação
Aulas expositivas e exercícios
Aulas dialogadas, estudo de textos.
Exibição de filme de temática medieval ou renascentista
Havendo a exibição do filme, realizar debates, comentários, fazer relações aos conteúdos literários estudados até então.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES PARCIAIS (5,0 PONTOS)
O que e como será avaliado Valor
a) Produção em sala de aula 2,0
b) Trabalho de pesquisa - Rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda, O Velho da horta 2,0
c) Atividade para casa 1,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (5,0 pontos)
O que e como será avaliado Valor
A avaliação bimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O conteúdo tem caráter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas serão cobradas em todas as avaliações, assim como os itens gramaticais, os movimentos literários, autores e obras do bimestre.
3 BIMESTRE
CONTEÚDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Conteúdos
O Barroco Português
A parenética do Padre Antônio
Vieira
O artigo de opinião
O seminário
O acordo ortográfico
O Barroco Brasileiro: Gregório
de Matos Guerra
Procedimentos didático-pedagogicos
Aulas dialogadas
Estudo de textos para levantamento das características do Barroco e do orador Vieira.
Produção de textos
Entendimento de textos
Exercícios gerais
Leitura de poemas para reconhecimento das características do Barroco e da produção lírica do poeta, nos aspectos amoroso, satírico e religioso.
Retomada de itens gramaticais necessários para a elaboração de textos.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES PARCIAIS (5,0 PONTOS)
O que e como será avaliado Valor
a) Produção em sala de aula 2,0
b) Trabalho de pesquisa - Auto da barca do inferno, Poemas líricos camonianos, Trechos do poema épico Os Lusíadas 2,0
c) Atividade para casa 1,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (5,0 pontos)
O que e como será avaliado Valor
A avaliação bimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O conteúdo tem caráter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas serão cobradas em todas as avaliações, assim como os itens gramaticais, os movimentos literários, autores e obras do bimestre.
4º BIMESTRE
CONTEÚDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Conteúdos
O Arcadismo Português:
Bocage.
O Arcadismo Brasileiro: a épica e a lírica
Comparação entre Barroco e
Arcadismo, Relações com os outros períodos literários estudados no ano letivo.
Procedimentos didático-pedagogicos
Leitura e interpretação de poemas de Bocage.
Leitura de poemas de Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e do épicos, para compreensão dos aspectos literários e histórico.
Produção de texto
Exercícios de leitura, análise comparativa destacando semelhanças, oposições e a importância de cada um dos movimentos literários estudados no ano letivo
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES PARCIAIS (5,0 PONTOS)
O que e como será avaliado Valor
a) Produção em sala de aula 2,0
b) Trechos Odisséia, Ilíada, O Noviço 2,0
c) Atividade para casa 1,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (5,0 pontos)
O que e como será avaliado Valor
A avaliação bimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O conteúdo tem caráter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas serão cobradas em todas as avaliações, assim como os itens gramaticais, os movimentos literários, autores e obras do bimestre.
CONSIDERAÇÕES DO PROFESSOR EM RELAÇÃO À PROPOSTA DE TRABALHO APRESENTADA
Este componente curricular entende a avaliação como um processo contínuo e como uma forma de intervir, positivamente, no processo de ensino e de aprendizagem.
Os alunos serão avaliados por meio de produção textual (oral e escrita) semanalmente, exercícios de linguagem em sala de aula e extraclasse, exercícios de pesquisas, atividades individuais e/ou em grupo, com ou sem consulta. Uma avaliação escrita em sala de aula após cada bimestre e ao final da execução do projeto de ensino e pesquisa a apresentação de um relatório resumido do projeto de investigação realizado. bimestralmente como atividade extraclasse, os alunos farão a leitura de um livro de obra clássica da Literatura Brasileira.
Na produção de texto além do objetivo de desenvolver a habilidade escrita dos alunos, buscará fazer dela um instrumento de uso social, ao mesmo tempo em que lhes desperta a criatividade.
Será oferecido aos alunos após a avaliação bimestral aula de revisão, com o objetivo de reforçar os conteúdos programáticos estudados e orientar a execução das tarefas de casa, constando de:
a) Correção detalhada da avaliação bimestral e re-escritura das questões discursivas,
observando as normas de redação e da norma culta da linguagem.
b) Retomada dos pontos em que houver maior incidência de erros na prova e dos objetivos essenciais do conteúdo.
Ainda de forma continua os alunos serão orientados quanto:
Como estudar, fazer resumos, esquemas, como resolver exercícios, localizar características literárias nos textos, analisar textos poéticos e em prosa, esclarecimentos de dúvidas no decorrer das aulas, resolução de exercícios.
LIVRO ADOTADO
CEREJA, Willian Roberto & Magalhães, Thereza Cochar. Português/Linguagens. Vol.1, 6ª. Ed. Revista e ampliada, São Paulo, Editora Atual, 2008.
BIBLIOGRAFIA DE APOIO
1. BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo. Cultrix
2, MOISÉS, Massaud.A Literatura Portuguesa. São Paulo. Cultrix
3. FARACO & MOURA. Gramática. São Paulo. Edit. Ática
4. PLATÃO & FIORIN.Para entender o texto – Literatura e Redação. São Paulo. Edit. Ática
5. Gramáticas de diversos autores
6. Livros de Literatura do Ensino Médio
Nenhum comentário:
Postar um comentário