SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA
REPRESENTAÇÃO DE ENSINO SEDUC - REN
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ANGELINA DOS ANSOS
7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ano Letivo de 2010
Professor: Nivaudo Alves Dos Santos
Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, na foram oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.
Objetivos Específicos
- desenvolver competência e habilidade para a prática da leitura, da reflexão e da produção de texto, objetivando-se que os alunos possam assimilar informação e utilizá-la em contextos variados.
- utilizar como forma correta de expressar seus sentimentos, anseios, críticas corretamente.
- Distinguir a língua padrão da língua coloquial
- Desenvolver o gosto pela leitura
Estratégias
- exercícios de fixação
- exercícios de revisão
- leitura
- pesquisa em grupo e individual
- aula dialógica
1º bimestre.
Gramática
- Revisão:
- Determinantes do substantivo
- Flexões especiais do substantivo
- Revisão
- Tempos e modos verbais
- Advérbio
- Revisão
- Pronomes possessivos, demonstrativos e de tratamento
- Pronomes indefinidos, relativos e interrogativos.
- Revisão
- Acentuação das palavras proparoxítonas
- Acentuação das palavras oxítona
- Acentuação das palavras paroxítonas.
Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.
A personagem no texto narrativo.
- Tira HQs ( Revisão)
- Mito ( reescritura)
O tempo no texto narrativo.
- História de Aventuras ( narrativa)
- Notícia.
PARADIDÁTICO DO BIMESTRE: CHAPEUZINHO VERMELHO
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES PARCIAIS (5,0 PONTOS)
O que e como será avaliado Valor
a) Trabalho de pesquisa – Chapeuzinho vermelho 2,0
b) Produção em sala de aula 2,0
c) Atividade para casa 1,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (5,0 pontos)
O que e como será avaliado Valor
A avaliação bimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O conteúdo tem caráter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas serão cobradas em todas as avaliações, assim como os itens gramaticais, os movimentos literários, autores e obras do bimestre.
2º bimestre
Gramática
- Verbo I
- Verbo II
- Verbo III
- Elementos de ligação – preposição.
- Acentuação dos monossílabos tônicos
- Acentuação do i e u nos ditongos abertos e hiatos
Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.
Descrição de personagem e de cenário.
- Apresentação de personagem
- Descrição de personagem
- História de Aventura.
A entrevista
- Entrevista
-Perfil.
PARADIDÁTICO DO BIMESTRE: – Projeto Em que Lugar do Mundo Está Cinderela?
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES PARCIAIS (5,0 PONTOS)
O que e como será avaliado Valor
a) Trabalho de pesquisa – Projeto Em que Lugar do Mundo Está Cinderela? 2,0
b) Produção em sala de aula 2,0
c) Atividade para casa 2,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (5,0 pontos)
O que e como será avaliado Valor
A avaliação bimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O conteúdo tem caráter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas serão cobradas em todas as avaliações, assim como os itens gramaticais, os movimentos literários, autores e obras do bimestre.
3º bimestre
Gramática
- Elementos de ligação – conjunção
- Mudanças de Classe Gramatical
- Da morfologia para a sintaxe
- Sujeito e predicado
-Concordância verbal I
- Emprego do x e do ch
- Emprego do e ou i, e e ou ei .
Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.
Estrutura do texto expositivo
- Texto didático
- Artigo expositivo
Componentes básicos da argumentação
- Coluna
- Carta argumentativa.
PARADIDÁTICO DO BIMESTRE: “A CARTA DE CAMINHA”
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES PARCIAIS (5,0 PONTOS)
O que e como será avaliado Valor
a) Trabalho de pesquisa – “A carta de Caminha” 2,0
b) Produção em sala de aula 2,0
c) Atividade para casa 1,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (5,0 pontos)
O que e como será avaliado Valor
A avaliação bimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O conteúdo tem caráter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas serão cobradas em todas as avaliações, assim como os itens gramaticais, os movimentos literários, autores e obras do bimestre.
4º bimestre
Gramática
- Tipos de sujeito
- Concordância verbal II
- Verbos de ligação
- Predicativo
- Transitividade verbal: objeto direto e indireto
- Adjunto adnominal
- Adjunto adverbial
- Emprego do o ou u, e do u , l ou o.
- Emprego do j ou g .
Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.
A imagem na poesia
- Poema I
- Poema II
Os apelos da publicidade
- Anúncio publicitário I
- Anúncio publicitário II
PARADIDÁTICO DO BIMESTRE: CONTOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES PARCIAIS (5,0 PONTOS)
O que e como será avaliado Valor
Leitura Extraclasse
a) Trabalho de pesquisa - Contos de Lygia Fagundes Telles 2,0
b) Produção Em sala de aula 2,0
c) Atividade para casa 1,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (5,0 pontos)
O que e como será avaliado Valor
A avaliação bimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O conteúdo tem caráter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas serão cobradas em todas as avaliações, assim como os itens gramaticais, os movimentos literários, autores e obras do bimestre.
CONSIDERAÇÕES DO PROFESSOR EM RELAÇÃO À PROPOSTA DE TRABALHO APRESENTADA
Este componente curricular entende a avaliação como um processo contínuo e como uma forma de intervir, positivamente, no processo de ensino e de aprendizagem.
Os alunos serão avaliados por meio de produção textual (oral e escrita) semanalmente, exercícios de linguagem em sala de aula e extraclasse, exercícios de pesquisas, atividades individuais e/ou em grupo, com ou sem consulta. Uma avaliação escrita em sala de aula após cada bimestre e ao final da execução do projeto de ensino e pesquisa a apresentação de um relatório resumido do projeto de investigação realizado. bimestralmente como atividade extraclasse, os alunos farão a leitura de um livro de obra clássica da Literatura Brasileira.
Na produção de texto além do objetivo de desenvolver a habilidade escrita dos alunos, buscará fazer dela um instrumento de uso social, ao mesmo tempo em que lhes desperta a criatividade.
Será oferecido aos alunos após a avaliação bimestral aula de revisão, com o objetivo de reforçar os conteúdos programáticos estudados e orientar a execução das tarefas de casa, constando de:
a) Correção detalhada da avaliação bimestral e re-escritura das questões discursivas, observando as normas de redação e da norma culta da linguagem.
b) Retomada dos pontos em que houver maior incidência de erros na prova e dos objetivos essenciais do conteúdo.
Ainda de forma continua os alunos serão orientados quanto:
Como estudar, fazer resumos, esquemas, como resolver exercícios, localizar características literárias nos textos, analisar textos poéticos e em prosa, esclarecimentos de dúvidas no decorrer das aulas, resolução de exercícios.
LIVRO ADOTADO
Projeto Araribá: português/ obra coletiva concebida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Áurea Regina Kanashiro. – 1.ed – São Paulo: Moderna, 2006.Obra em 4 v. para alunos da 5ª a 8ª séries.
BIBLIOGRAFIA DE APOIO
1. FARACO & MOURA. Gramática. São Paulo. Edit. Ática
2. Gramáticas de diversos autores
3. Livros de Literatura do Ensino Fundamental
4. TERRA, Ernani - Português de olho no mundo do trabalho: volume único/ Ernani Terra, José De Nicola - São paulo - Scipione, 2004 - ( Coleção de olho no mundo do trabalho).
Nenhum comentário:
Postar um comentário