8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ano Letivo de 2010
Professor: Nivaudo Alves Dos Santos
Habilidades como Pré-requisito
• Habilidades de processamento de texto
• Proficiência em busca na Internet
• Habilidades na administração de arquivos
• Experiência básica em páginas
Resumo da Unidade
Nesta unidade os estudantes viajam através do globo para observar o impacto que a cultura tem sobre a história de Cinderela. Enquanto trabalham com as atividades da unidade os estudantes lêem e analisam várias versões deste clássico, aprendem mais sobre o gênero literário, estudam o desenvolvimento do personagem e a diferença que o ponto de vista pode fazer na hora de contar uma história.
Problematização da Unidade
Questão Essencial
Realmente há histórias que terminam em "felizes para sempre"?
Questões da Unidade
De todos os contos de fadas escritos, porque a história da Cinderela foi a que capturou os corações de tantas gerações e culturas?
Como mudaria o conto de fadas da Cinderela se um personagem diferente contasse a história?
O que aconteceria numa história atual da Cinderela?
Questões do conteúdo
Quais são os elementos de um conto de fadas?
O que é ponto de vista?
De que maneira todas as histórias da Cinderela ao redor do mundo são parecidas?
Procedimentos
Preparação
Fazer uma compilação das histórias da Cinderela de diferentes culturas. Preparar marcadores de páginas para usar durante as leituras e direcionar o pensamento e o entendimento crítico das versões de Cinderela nas diferentes culturas.
Primeiro Momento
Fazer questão Essencial: Realmente há histórias que terminam em "felizes para sempre"? Começar perguntando aos estudantes se todos sabem o básico sobre a história da Cinderela, seja por ter lido um livro, seja por ter visto um filme. Provavelmente, a maioria saberá. Os que não souberem devem acompanhar outro estudante durante a próxima atividade. Os alunos fazem duplas e contam a história um ao outro. Depois, faça com que algumas duplas se reúnam com outras e contem a história entre eles novamente. Eles verão que concordam sobre certas partes e discordam sobre outras. Esta é uma boa oportunidade para falar sobre como as histórias acontecem e são interpretadas de maneira diferente ao redor do mundo. Esclarecer que o Walt Disney não é o autor de Cinderela, mas que ele a tirou da versão de Perrault, conforme a maioria de nós conhecemos. Ler em voz alta e discutir os elementos do conto de fadas. Explicar como a fantasia e a realidade jogam papéis importantes no desenvolvimento de um conto de fadas. Introduzir o conceito do ponto de vista na hora de contar histórias.
Fazer uma Questão da Unidade: De todos os contos de fadas escritos, porque a história da Cinderela foi a que capturou os corações de tantas gerações e culturas? Diga aos estudantes que existem muitas versões de Cinderela de diferentes países e que eles terão a oportunidade de ler várias versões. Discutir os elementos de um conto de fadas com os estudantes. Ensinar como usar seus marcadores de páginas como guia para manter um registro das questões, imagens mentais, conclusões e grandes idéias.
Segundo Momento
Fazer que os estudantes sigam o mesmo processo de comparação com outras versões de Cinderela. Você pode escolher os livros de acordo com o nível de dificuldade que apresentem e dividi-los entre os estudantes de acordo com suas habilidades de leitura e interesses. Fazer com que os grupos criem uma apresentação de multimídia comparando e contrastando cada história. Distribua e revise a avaliação de apresentação para ajudar os estudantes a monitorar seus progressos enquanto trabalham nas apresentações. A avaliação de apresentação também pode ser usada para avaliar formalmente as apresentações.
Terceiro Momento
Fazer uma Questão da Unidade: Como mudaria o conto de fadas da Cinderela se um personagem diferente contasse a história? Fazer a Questão de Conteúdo: O que é ponto de vista? Discuta pontos de vista em contos de fadas. Dividir os estudantes em grupos pequenos e designar um dos personagens de Cinderela (Cinderela, Fada Madrinha, Madrasta Malvada, Meia-irmã Feia ou Príncipe) a cada um. Depois discutir o conceito de ponto de vista e como ele causa impacto na história. Dizer aos estudantes que suas tarefas serão trabalhar em equipe e escrever novamente a história da Cinderela a partir do ponto de vista do personagem designado, em forma de blog* ou história.
Fazer com que os estudantes planejem suas histórias usando gráficos organizadores, listas, períodos de tempo, seqüências de esboços ou qualquer técnica que gere idéias e que seja boa para eles. Observar as equipes enquanto trabalham fazendo questões e fazendo registros sobre o progresso deles. Depois que os estudantes gerarem suas idéias iniciais voltar ao elemento literário ‘ponto de vista’ e pergunte se eles o incluíram nas idéias de suas histórias. Dividir os estudantes em grupos pequenos para que façam comentários sobre seus blogs ou histórias. O formulário de comentários dos colegas ajuda os autores a organizar seus pensamentos e orienta os colegas para que façam comentários construtivos.
Quarto Momento
Visita a outros Web sites relacionados com Cinderela para compartilhar outra história ou outra apresentação de idéias. Peça aos estudantes para usar um personagem de uma história dos grupos para criarem pôsteres do tipo "Procurado". Um pôster pode ser sobre um personagem de má fama da história ou um herói ou heroína ou criando um pôster "Procurando Felizes Para Sempre". Os pôsteres devem refletir características e façanhas ligadas ao personagem, enfatizar que estão à procura dele ou dela e indicar qualquer recompensa pela captura do personagem. Em todos os sentidos, a informação dos pôsteres deve ser baseada em informações da história (evidência). Coloque os recursos necessários ao projeto à disposição dos estudantes enquanto eles criam seus pôsteres.
Quinto Momento
Fazer uma Questão da Unidade: O que aconteceria numa história atual da Cinderela? Faça com que os estudantes gerem uma lista inicial de respostas para a questão. Juntos leiam uma história contemporânea como As Rosas Inglesas da Madonna. Depois revise a lista do estudante para determinar se a versão moderna incluiu algumas de suas idéias. Para aprofundar, orientar os estudantes a selecionar um personagem favorito de todas as histórias que eles já leram e peça para que considerem como as características do personagem podem ser aplicadas a uma história "Cinderela Completamente Moderna" e como eles poderiam adaptar as características de seu personagem favorito a uma versão atual. Convide os estudantes para que escrevam suas próprias histórias de Cinderela. Para começar, distribuir o gráfico organizador de análise do personagem para ajudar os estudantes a observarem mais profundamente o personagem.
Demonstrar como o organizador pode ajudar no processo de criação da história. Os estudantes podem planejar suas histórias usando gráficos organizadores, listas, períodos de tempo, seqüências de esboços ou qualquer técnica que gere idéias e que seja boa para eles. Observe-os enquanto trabalham fazendo questões e fazendo registros sobre o progresso deles. Quando acabarem de esboçar suas idéias, entregar o formulário de comentários dos colegas e encaminhe cada estudante a pequenos grupos de revisão para ouvir os comentários. Assim, eles poderão polir suas histórias usando as sugestões de seus colegas.
Terminando
Concluir a unidade fazendo outra vez a Questão Essencial: Realmente há histórias que terminam em "felizes para sempre"? Orientar para que eles a respondam em seus escritos. Lembrar-lhes de citar vários exemplos e muita evidência quando responderem a questão. Depois reunir a turma e peça que compartilhem suas respostas.
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