6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ano Letivo de 2010
Professor: Nivaudo Alves Dos Santos
JUSTIFICATIVA:
Considerando o processo de ensino-aprendizagem deparamos com uma grande defasagem em relação à leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais, tomando como uma das causas o número escasso no acervo bibliotecário da escola.
Entender a leitura, ter leitores que sentem prazer nessa prática, mediar textos e leitores são desafios da escola nos tempos atuais. Segundo Magda Becker Soares “a leitura é interação verbal entre indivíduos, indivíduos socialmente determinados: o leitor, seu universo, seu lugar na estrutura social, suas relações com o mundo e os outros; entre os dois: enunciação e diálogo”. Diante da proposta de formar leitores sabemos que o livro didático e o livro literário não são materiais suficientes para o desenvolvimento das habilidades de um leitor dinâmico e criativo. Portanto cabe a escola oportunizar o acesso aos textos que circulem em nossa sociedade, de grupos letrados, com diferentes construções discursivas para que os alunos se apropriem desses modelos, a fim de ampliar suas possibilidades comunicativas.
OBJETIVO GERAL:
Conscientizar comunidade/escola para a importância da leitura no desenvolvimento do ser humano, articulando ações que promovam o acesso aos livros e adquirindo-os para a biblioteca, bem como associar leitura à alfabetização letrada.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Reconhecer a importância da leitura para ampliação dos conhecimentos e também como fonte de prazer.
- Incentivar o gosto pela leitura através do contato com livros, leitura compartilhadas, contação de histórias.
- Desenvolver o senso de observação, imaginação e criatividade.
- Ampliar o repertório pessoal.
- Apropriar-se de diferentes tipos de textos que circulam socialmente.
- Propiciar capacitação docente a fim de se tornarem leitores assíduos.
- Integrar a comunidade, família e escola nas práticas de leitura.
Organizar um espaço aconchegante para leitura na biblioteca.
CONTEÚDOS CURRICULARES:
Língua Portuguesa
Literatura
Artes
METODOLOGIA
O Projeto de Leitura: “O mundo mágico da Leitura” será desenvolvido com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Angelina Dos Anjos. O período de execução do projeto será de abril a junho de 2010.
Com o objetivo de conscientizar a comunidade para a necessidade da leitura, principalmente no período escolar, serão confeccionados e distribuídos panfletos, visitas as entidades públicas locais para expandir a idéia do aluno leitor
Os trabalhos serão desenvolvidos a partir da seleção de obras literárias tendo como principais autores: Monteiro Lobato, Mauricio de Souza, Ana Maria Machado, Esopo, La Fontaine e outros textos do contexto social como: jornais, revistas, bulas, gibis, receitas, bilhetes.
Entre as ações do Projeto, contamos com a participação de pais e pessoas da comunidade para o trabalho de “Contação” de Histórias na sala de aula.
Durante o período de preparação, os professores desenvolverão com seus alunos as atividades de sala relacionadas à escolha do tema seguindo de apresentação de palco e exposições dos trabalhos.
1º Tema: O Mundo Encantado das Fábulas - Reescrevendo estórias: A cigarra e a formiga
ATIVIDADE 1
O professor apresentará aos estudantes a fábula A CIGARRA E A FORMIGA:
Após a leitura do texto, os alunos devem ser divididos em pequenos grupos. Nestes grupos os estudantes devem indicar uma relação de palavras que caracterizam as personagens Cigarra e Formiga. “A Cigarra e a Formiga" que pode ser utilizado para promover uma discussão sobre valores morais com os alunos. Vale a pena comentar que este é um texto antigo e amplamente conhecido.
Neste momento, o professor deve registrar todos os apontamentos dos alunos. Observando os comentários dos estudantes
ATIVIDADE 2.
Em sala de aula os alunos devem elaborar, em pequenos grupos, a própria versão para a fábula. A criatividade deve partir de cada grupo e o professor deve orientar os alunos para que não façam cópias, pois a atividade consiste em reescrever a fábula, ou seja, com a ótica de um novo olhar.
ATIVIDADE 3.
Essa atividade se constituirá da tarefa de transposição da estória criada em cada grupo por uma história.
ATIVIDADE 4.
Apresentação do musical – A cigarra e a Formiga.
ATIVIDADE 5.
Aprofundando os estudos sobre as fábulas, os alunos do 6º ano criaram suas próprias fábulas assim tituladas: “Confie, desconfiando”; “Quem vê cara não vê coração”; “Descuido traz conseqüências”;”Bom em pele de mal”; “Trabalhe para ter sustento”;”O fraco pode ajudar o forte”; “Os mentirosos podem falar a verdade que ninguém acredita”; “ A inveja mata”; “Amor com amor se paga”; “Dizer é fácil, fazer é que são elas”; “Ajuda que o céu te ajudará”.
Serão apresentadas três fábulas criadas pelos alunos.
2º Tema: Chapeuzinho Vermelho
ATIVIDADE 1.
Leitura da primeira versão da história Irmãos Grimm
Um recurso que pode ser destacado da primeira versão lida são as descrições das personagens e cenários.
ATIVIDADE 2.
Leitura da segunda versão da história Charles Perrault
Quando a leitura estiver concluída, o professor propõe a comparação entre as duas versões, retomando as características destacadas na análise registrada anteriormente. Nesse momento, o professor pode também registrar as conclusões das crianças a respeito das características das duas versões, relendo trechos e chamando a atenção para as semelhanças e diferenças na trama e no texto.
ATIVIDADE 3.
Leitura da terceira versão da história
Nesta última etapa da seqüência o professor encaminha a leitura de uma terceira versão do conto. Assim que o grupo se familiarizar com a nova versão, deve ser incentivado a conversar sobre ela. É quase certo que estabelecerão, espontaneamente, relações comparativas com as duas outras versões já trabalhadas, identificando semelhanças e diferenças.
Peça Teatral: A escolha dos envolvidos no projeto – (Adaptação feita por alunos e professores)
ARTICULAÇOES ENTRE AS AÇÕES:
Motivar para a leitura criando um circuito de leitura onde o professor reserva tempo para contar histórias;
Leitura de textos informativos;
Leitura de poesias;
Leitura de textos recreativos;
Confecção de cartazes e convites;
Envolvimento dos pais e familiares, trazendo para dentro da sala de aula experiências de leituras, de contação de histórias, de causos relatados pelos pais ou pessoas da comunidade.
Leitura compartilhada de textos literários variados; leitura pessoal de gibis; jornais; revistas (roda de leitura); pesquisas em dicionários: enciclopédias; livros-textos; etc..
Leitura compartilhada com os filhos em casa;
Dramatizações;
Músicas;
Paródias;
Produção de textos,
Varal de Poesias;
Envolvimento da equipe escolar para a realização do projeto contribuindo para o bom êxito do mesmo;
Registro através de fotos, vídeos dos momentos de preparação e execução do projeto.
Montagem no dia da culminância de stands com os temas apresentados e exposição dos trabalhos realizados em classe.
RECURSOS UTILIZADOS:
Humanos: Diretor, Supervisoras, professores, funcionários, alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, pais e pessoas da comunidade;
Materiais: material de apoio pedagógico, material xerografado e mimeografado, carro,diversos tipos de papéis, fotos, tintas, murais, aparelho de som, cds, vídeos, fitas, livros, revistas, jornais, stands, palco.
RESULTADOS ESPERADOS:
Acesso garantido a leitura diversificada em toda comunidade escolar.
Prática de leitura que formem leitores expressivos: dinâmicos e criativos.
Ampliação das possibilidades comunicativas.
Professores e demais funcionários leitores e usuários da biblioteca.
Melhor desempenho dos alunos em todas as disciplinas a partir do trabalho com a leitura, interpretação e produção de diversos gêneros textuais.
Alunos com maior motivação e interesse pela leitura como fonte de prazer, informação e conhecimento;
Consciência da leitura como caminho para formação pessoal e social do ser humano;
Interação família e escola e a prática de leitura.
AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da produção das atividades escritas e quando solicitada a exposição individual de posicionamento, visto que, avaliar o momento é enxergar as expectativas futuras.
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