sexta-feira, 19 de março de 2010

PLANO DE ENSINO DE LITERATURA INFANTIL

9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ano Letivo de 2010
Professor: Nivaudo Alves Dos Santos
1. Objetivo Geral:
Levar o aluno à compreensão do conceito e o conhecimento da origem da literatura infantil, bem como seu conceito e suas funções básicas encontradas nas obras infanto-juvenis, em seus principais formatos: narrativa, quadrinhos, poesia, multimídia, dando ênfase ao reconhecimento dos diversos tipos de literatura a tal ponto que possa saber enquadrar o enredo dessas histórias nas preocupações apresentadas por seus pequenos leitores.
2. Objetivos Específicos:
1. Caracterizar e fundamentar a Literatura Infantil num processo histórico-social;
2. Analisar, sob os aspectos culturais, sociais, psicológicos e linguísticos as obras infanto-juvenis.
3. Contar histórias que motivem o educando à aquisição de conhecimentos (culturais, sociais, psicológicos e linguísticos) na fase de aprendizagem.
4. Propiciar condições para que o aluno possa desenvolver técnicas e materiais pedagógicos relativos à leitura e entendimento dos contos.
3. Conteúdo Programático
● Estudo e discussão sobre o real x imaginário.
● O que é Literatura Infantil: origem.
● A arte de contar histórias.
● O início do conto.
● Movimento e um senso de direção.
● O cenário da história.
● Jornada através dos elementos.
● Estações e clima.
● Personagens da história.
● Poder e proteção.
● O conto como um todo: A unidade do conto maravilhoso.
● Análise de um livro infantil.
● Contos tradicionais e o folclore brasileiro.
● Livros de contos de fadas (leitura e releitura)
● Vídeos para análise e discussão.
● Dramatização das histórias em diferentes cenários.
● Análise dos principais contos dos autores de Literatura Infantil.
● Compreensão e interpretação de fábulas de Esopo e La Fontaine.
● Reconto e produção das histórias com outros finais adaptados.
● Transmissão ideológica da Literatura Infantil.
4. Métodos/Técnicas/Recursos
A proposta de ensino se baseia na construção do conhecimento, em que o professor é o mediador, um orientador do processo ensino-aprendizagem; o aluno, o cidadão da aula. Sendo assim, os métodos são diversificados, procurando atender às necessidades do grupo, sem abandonar o aspecto da formação individual. Cada assunto será tratado com uma prática diferenciada, que pode ser uma aula expositiva, um debate, leituras, palestras, seminários, dinâmicas de grupos, vídeo, pesquisa, situação-problema, teatro e outros.
Pesquisa, estudo e discussão sobre o real x imaginário.
Esquema da história da literatura
Componentes de um conto infantil: movimento e senso de direção; cenário; jornada através dos elementos; estações e clima; personagens da história; poder e proteção.
O conto como um todo: a unidade do conto maravilhoso, análise de um conto dos irmãos Grimm (escolhido pelos alunos)
Peculiaridades conteudísticas da obra de Hans Christian Andersen
O conto como um todo: a unidade do conto maravilhoso, análise de um conto de Hans
Peculiaridades conteudísticas da obra de Charles Perrault
O conto como um todo: a unidade do conto maravilhoso, análise de um conto de Charles Perrault
As fábulas de Esopo
As fábulas de La Fontaine
5. Avaliação
A avaliação é contínua e será composta da seguinte forma:
Instrumentos de avaliações parciais (5,0 pontos)
O que e como será avaliado
a) Trabalho de pesquisa 2,0
b) Produção em sala de aula 2,0
c) Atividade para casa 1,0
Avaliação Bimestral (5,0 pontos)
A avaliação bimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O conteúdo tem caráter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas serão cobradas em todas as avaliações, assim como os itens gramaticais, os movimentos literários, autores e obras do bimestre.
6. Bibliografia
1. LAJOLO, Marisa Do Mundo da Leitura Para a Leitura do Mundo. Editora Ática. 2005, São Paulo.
2. LAJOLO, Marisa Literatura Infantil Brasileira. Editora Melhoramento. 2005, São Paulo.

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